Este artigo tem como objetivo apresentar a visão do autor sobre quais danças de salão são mais adequadas para cada estilo e tipo de pessoa. Pode-se dizer que serão criados rótulos que não devem ser tomados como teses, e sim como conjecturas que devem ser questionadas e analisadas para que cada pessoa possa ter uma conclusão única e própria de qual estilo dançar ou por onde começar.

Você acha que pode dançar? Costumo dizer que dançar faz parte de cada ser vivo. As vezes é somente uma habilidade adormecida que se aflora com o poder de um estímulo, uma motivação. Imagine que você acaba de conhecer a pessoa dos seus sonhos e a única forma de impressioná-la é aprender a balançar o esqueleto. Quer uma melhor motivação? A dança faz bem para a saúde, ajuda a manter o preparo físico de uma maneira gostosa e descontraída, torna a pessoa mais sociável e menos tímida, ajuda na coordenação motora, aprimora a comunicação corporal e minhas experiências dizem que também ajuda na área afetiva.

Dentre todas as dança de salão, costumo dizer que o forró é a mais democrática, pois possui uma curva de aprendizado muito baixa. Isso significa que com poucos passos (somente 2 passos básicos, na verdade) e pouco tempo uma pessoa já consegue ir em um baile de forró e dançar. O maior problema seria conseguir acompanhar o ritmo da música. O forró é tão intuitivo que pode ser facilmente aprendido por observação. Se você nunca dançou na vida e/ou precisa aprender a dançar rapidamente e/ou realizar um exercício físico que não cause grandes esforços, então essa dança de salão é perfeita para você. Geralmente dançada a dois com os corpos colados é uma ótima forma de unir as almas amigas e também as gêmeas. O forró tem o poder de trazer felicidade, com suas músicas bem alegres, encanta a todos de uma maneira única. É bem difícil ficar parado quando uma banda de forró começa a tocar. Ficou animado? Experimente!

A salsa é uma dança de salão que possui um ritmo bem envolvente e caliente (principalmente a salsa cubana). Este ritmo quente envolve muitos giros que podem dar nó nos melhores dos contorcionistas. A curva de aprendizado é média, possuindo vários passos parecidos com os do forró. Os passos são bem marcados com um ritmo que deve ser seguido 100% a risca para não ficar perdido. Se você já dançou antes e/ou possui ritmo e/ou possui grande força de vontade em aprender a dançar la salsa, então não perca tempo e vai logo dançar. A salsa é tão envolvente que encanta a quem dança e a quem somente observa. Ver um casal dançando salsa é no mínimo a garantia de ganhar algum tempo de diversão ou de aprimorar a inveja. Gostou? Dance salsa e seja feliz.

Não é porquê somos brasileiros que temos obrigatoriamente que saber sambar. Julgo o samba a doiscomo a dança de salão “menos democrática” que existe e também a que possui a maior curva de aprendizado. O samba de gafieira bem dançado exige bastante habilidade tanto do homem, quanto da mulher. O samba possui uma marcação de passos tão definida que fica quase impossível dançar com quem não possui ritmo e os passos básicos bem executados. Se você já dançou qualquer outra dança de salão, possui ritmo e muita força de vontade em aprender o samba, então não pense duas vezes, encontre um(a) parceiro(a) de dança e comece a ensaiar. O samba exige um maior preparo físico. É um ótimo exercício para manter a gordurinha adicional afastada. É sem dúvida um ritmo e dança bem brasileira e até mundialmente conhecida. Quer aprender? Treine muito. O resultado compensa e muitas das vezes recompensa.

De acordo com a minha ideologia de vida e experiência, penso que não existe um estilo definido para cada tipo de pessoa. Acredito que existam caminhos mais fáceis para se alcançar um objetivo. A dança de salão possui tantas vertentes e particularidades que mesmo com uma análise minuciosa de todos os pontos pretendidos a chance de julgamento continua sendo grande. Defino que dançar é um resultado que será alcançado mesmo nos piores cenários, desde que as partes envolvidas tenham disposição, paciência e força de vontade para aprender, treinar, persistir e aprimorar sempre.

Nunca desista dos seus sonhos, nunca desista de sonhar e acima de tudo nunca desista de dançar.

Por Rogério Silveira