Dia 29 de abril é comemorado o Dia Internacional da Dança implantado pelo Conselho Internacional da Dança (CID), órgão integrante da UNESCO (Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas). Dessa forma, a proposta do Concurso segue as orientações do CID em valorizar e difundir a dança ao mesmo tempo em que vem interagir com outras expressões artísticas como as Artes Visuais. 

Espaço Belkiss Amorim (EBA), acredita que a dança constitui importante meio de comunicação entre artistas e público, contribuindo com a difusão cultural e possibilitando a aproximação entre a arte e as comunidades.  

Tendo como principais elementos o corpo e o movimento, a dança possibilita a qualquer indivíduo vivenciá-la por meio das mais diversas formas, estilos e modalidades populares ou acadêmicas e a partir daí reinventá-la, reconstruí-la e resignificá-la por meio de outras formas de expressão.

O Concurso Imagens da Dança foi idealizado e está sendo produzido por Belkiss Amorim, professora de dança, coreógrafa, pesquisadora e artista plástica.

 

REGULAMENTO

  1. OBJETIVOS

O Concurso Imagens da Dança foi idealizado com o objetivo de estimular a criatividade e reflexão sobre a dança, promovendo a interação entre a dança e outras expressões artísticas.

 

  1.  INSCRIÇÕES

A inscrição deverá ser realizada nos dias 02 e 03 de maio de 2017.

O participante deverá preencher uma ficha de inscrição com seus dados para fixá-la no seu trabalho que deverá ser entregue no ato da inscrição.

 

  1. PROCEDIMENTOS

O participante deve produzir um desenho, pintura ou colagem tendo como tema a dança. Poderá ser retratada qualquer modalidade ou estilo que compõe o universo da dança, como ballet clássico, dança moderna, contemporâneo, jazz, sapateado, dança do ventre, danças de salão, hip hop, danças folclóricas, populares, gospel, danças tribais e indígenas.

Serão considerados válidos apenas os trabalhos assinados e que tiverem preenchido a ficha de inscrição. O ato da inscrição pressupõe plena concordância com os termos deste regulamento.

 

  1.  CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

A inscrição será gratuita e cada proponente poderá inscrever apenas um trabalho. Os  proponentes podem ser crianças, adolescentes ou adultos (alunos e professores do EBA).

Os trabalhos inscritos devem ser desenhos, pinturas ou colagens com o tema “Dança”; e   poderão ser utilizados os mais diversos materiais para desenho, pintura e colagem.

Os trabalhos devem ser realizados em papel, cartolina, papelão ou outro tipo de material nos tamanhos A3 ou A4. Respeitando uma margem de 2 centímetros em todos os lados do papel.

Os trabalhos poderão ser exibidos nas redes sociais do EBA.

 

  1. COMISSÃO JULGADORA

A comissão julgadora será composta por quatro membros assim divididos:

  • Júri Especialista: um profissional da dança de reconhecida relevância;
  • Júri Artístico: um artista plástico de reconhecida relevância;
  • Júri Técnico: um artista plástico de reconhecida relevância;
  • Júri Popular: um representante da comunidade de reconhecida relevância cultural.

 

  1. EXIBIÇÃO E PREMIAÇÃO

Os trabalhos artísticos serão exibidos durante cinco dias (de 08 a 12 de maio de 2017) no EBA e serão julgados e premiados por categorias de acordo com as faixas etárias:

  • De 3 a 6 anos
  • De 7 a 10 anos
  • De 11 a 15 anos
  • A partir de 16 anos.

Para haver julgamento e premiação é necessário que cada categoria tenha pelo menos seis trabalhos inscritos. Menos de seis, os trabalhos serão agregados à categoria mais próxima.

Os dois primeiros colocados de cada categoria serão premiados com artigos de dança.

A premiação acontecerá com a presença da comissão julgadora em data a ser divulgada.

 

  1.  CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os trabalhos devem possuir plena possibilidade de exibição e repercussão na mídia, adequado para todos os públicos, de censura livre, sem discriminações raciais, sociais ou de gênero; e serão avaliados os seguintes itens:

  • Possibilidade de exibição
  • Criatividade
  • Adequação à proposta do Concurso Imagens da Dança
  • Harmonia
  • Bom aproveitamento dos recursos técnicos utilizados
  • Qualidade artística

                                                                                                                                Lagoa Santa 29 de abril de 2017.